Sir Isaac Newton

Sir Isaac Newton
Físico, Matemático, astrônomo, alquimista e teólogo inglês.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

O Livro da Vida.

Eu Daniel dos Anjos S. Dias,
Cristão evangélico, membro da Igreja Batista em Jardim São Salvador,

Começo hoje a escrever sobre um assunto que muito me motiva.
Bíblia e a Ciência, como podem ver no título do blog: A Bíblia com Ciência, que será o assunto principal de minhas postagens. Vejo em diversas plataformas de comunicação a, falsa, visão de que a Bíblia e a ciência não falam a mesma língua. Ou até que são coisas totalmente distintas que são como "Água e Óleo" que não se misturam. Porém, acredito que na verdade, assim como todas as coisas do universo, uma faz parte da outra, e não existe transição do meio físico para o biológico, ou o inverso e sim como em uma engrenagem se completando, ambas servindo a um proposito maior.
Observamos a exemplo da física, que mostra claramente que a ilustração bíblica de fenômenos da natureza, não só é fiel como surpreendente.

 Vejamos o que diz a lei da conservação de matéria e energia:
Matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço, ou seja, têm volume.

Corpo é qualquer porção limitada da matéria. Se uma porção de matéria se presta a um certo uso, ela é chamada de objeto ou sistema.

Durante a queima de uma vela (matéria), ela se desgasta, produzindo fumaça (matéria: fuligem e gases) e liberando energia (luz: energia luminosa; calor: energia calorífica).

Desse modo, podemos conceituar energia como tudo aquilo que pode modificar a estrutura da matéria, provocar ou anular movimentos e, ainda, iluminar aquecer e resfriar pode até causar sensações.

Princípio da conservação de matéria e energia: A matéria e energia não podem ser criadas nem destruídas; podem somente ser transformadas.


Lei da Conservação da Massa
"A soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos".

Ou ainda,

"Na natureza, nada se cria, nada se perde; tudo se transforma".


Estados da Matéria
Existem vários tipos de matéria e cada um é chamado de substâncias que podem se apresentar num dos três estados físicos:


Sólido (S)
A substância apresenta forma e volume constantes (partículas fortemente unidas, bem arrumadas e com movimento vibratório discreto);


Líquido (L)
A substância apresenta forma variável e volume constante (partículas levemente unidas, havendo certa liberdade de movimento);


Gasoso (G)
A substância apresenta forma e volume variados (partículas livres umas das outras, havendo total liberdade de movimento);


Mudanças de Estado

Fusão ( ): a substância funde à temperatura fixa (ponto de fusão) a uma certa pressão. Ex.: o gelo funde à ao nível do mar.

Solidificação ( ): a substância solidifica à uma temperatura fixa igual ao ponto de fusão, já que o processo é inverso ao da fusão. Ex.: o congelamento da água também ocorre à ao nível do mar, quando a temperatura está baixando;

Vaporização ( ): é a passagem de uma substância do estado líquido para o estado de gás, que ocorre quando suas moléculas atingem o seu chamado ponto de ebulição. Pode ocorrer de três modos:
Evaporação: ocorre à temperatura ambiente é lenta e espontânea (ex: a água de um lago evapora com o calor do sol);
Ebulição: ocorre quando fornecemos calor ao líquido, é rápida e violenta (ex: uma chaleira d'água fervendo);
Calefação: ocorre quando se borrifa um líquido numa chapa aquecida acima do seu ponto de ebulição (ex.: pingar uma gota d'água numa chapa de ferro muito quente).

Condensação : a substância no estado gasoso é resultado de um líquido vaporizado que, ao sofrer um resfriamento, retorna ao estado líquido por condensação. (ex: gotículas de água se formam na tampa de uma chaleira). Outro processo similar é a Liquefação: é a condensação de uma substância que em condições ambientes, é um gás que ao comprimi-la (aumentar a pressão) passa para o estado líquido (ex.: o gás de cozinha é comprimido num botijão e se liquefaz - gás liquefeito de petróleo (GLP)).

Sublimação : a substância passa da forma sólida diretamente para o estado gasoso (ex: naftalina, iodo, cânfora).

Partículas e Átomos
Toda a matéria conhecida é formada por três tipos de partículas elementares fundamentais:

Próton: partícula massiva que possui uma carga elétrica elementar positiva () e participa da formação do núcleo dos átomos;

Nêutron: partícula também massiva que não possui carga elétrica, mas desempenha um importante papel na estrutura e estabilidade interna do núcleo dos átomos, reduzindo a repulsão coulombiana entre os prótons;

Elétron: partícula muito leve que possui uma carga elementar negativa () e circula o núcleo atômico, formando uma espécie de nuvem (orbital). No seu movimento ao redor do núcleo, apresenta um ``comportamento duplo'' de partícula e onda; daí dizer-se que a natureza do elétron é a de uma partícula-onda.
O princípio da incerteza, de Heisenberg, diz que:

``É impossível se determinar simultaneamente a posição e a velocidade de um elétron.endquote

Com base nesse princípio, criou-se modernamente a idéia de orbital, como sendo a região onde há grande possibilidade (probabilidade) do elétron ser encontrado. Na prática, podemos pensar no elétron como uma ``nuvem'' que circunda o núcleo.

Elementos e Substâncias
Todos as substâncias encontradas na natureza são constituídas por combinações de átomos, que por sua vez, são as estruturas físico-químicas estáveis elementares.

Elemento químico: é o conjunto de todos os átomos quimicamente iguais.

Substância Simples: são substâncias formadas por átomos de um amesmo mesmo elemento químico, e que por ação de agentes físicos não se decompõe, e portanto, não forma outras substâncias. Exemplos: , , . Chama-se de alotropia o fenômeno pelo qual um único elemento químico forma duas ou mais substâncias simples diferentes. Exemplo: o carbono pode ser encontrado na natureza em duas formas diferentes: o grafite e o diamante.

Substâncias Compostas: são formadas por átomos de dois ou mais elementos químicos diferentes, e que por ação de agentes físicos, se decompõem formando duas ou mais substâncias novas. Exemplos: água + eletricidade gás oxigênio + gás hidrogênio.

Sistemas e Misturas
Para facilitar o estudo da Química definimos:

Sistema: é uma parte do universo físico que contém ou não matéria, cujas propriedades estão sob investigações científicas.

Mistura Homogênea: mistura de substâncias que apresenta único aspecto e as mesmas características em toda a sua extensão. A mistura homogênea pode ser uma solução monofásica, por exemplo água + açúcar, ou uma liga metálica, como exemplos temos o latão (cobre () + zinco ()) ou o bronze (cobre () + estanho ()).

Mistura Heterogênea: mistura que apresenta vários aspectos físicos, sendo possível de distinguir seus componentes (polifásica). Exemplo: água + óleo + areia.

Pense um Pouco!

O iodo () é um sólido de cor castanha. Ao ser aquecido libera vapores violeta, que se transformam em iodo sólido ao encontrarem uma superfície fria. Explique e dê o nome dos fenômenos observados.

Durante a ebulição da água destilada (água pura) a temperatura não se modifica, ao passo que, durante a ebulição da água do mar, a temperatura continua aumentando. Pense um pouco e explique esse fato.

Que podemos exemplificar com apenas um versículo bíblico, que encontra-se Eclesiastes 3:14   Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.

Isso e muito mais me faz crer que a bíblia não um livro ou uma "Obra literária" a ser examinada.
A bíblia é o LIVRO DA VIDA.  



Daniel as Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário